Tambaqui de Rondônia é destaque no IFC Amazônia

Compartilhar

Principal produtor nacional de tambaqui, Rondônia estará em peso no IFC Amazônia. O evento será realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2023, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará. A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia reforça o time de entidades apoiadoras do evento pioneiro na região.

Festivais em todo o Brasil e a busca de novos mercados estão entre as ações desenvolvidas pela Acripar para promover a cadeia produtiva do tambaqui, peixe nativo brasileiro mais cultivado no país. Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior em peixes nativos. Anualmente, produz 57 mil toneladas, conforme aponta o anuário Peixe BR 2023.

“O IFC Amazônia é uma grande iniciativa para reunir e potencializar a união da cadeia produtiva e, com isso, alcançarmos o mercado nacional e internacional de igual para igual com outra espécie que já são reproduzidas”, afirma o presidente da Acripar, Edson Sapiras.

“Precisamos nos unir e mostrar para o Brasil e para o mundo a nossa capacidade de produzir com sustentabilidade para atender a demanda dos amazônidas, bem como para fazer chegar na mesa da maioria dos brasileiros um produto com valor acessível e qualidade singular”, pontua o piscicultor.

Para Sapiras, o desafio é garantir uma grande produção num mercado ainda tão jovem. "Que pode se tornar tão grande e forte quanto qualquer outra espécie consumida e comercializada no mercado de peixes", completa. O líder pontua ainda que o mercado de consumo de peixe está em ascensão e tem um déficit de produção. Acredita que este é o momento da cadeia, das instituições e até mesmo de Rondônia observar a capacidade e potencial acumulado para fazer dessa uma cadeia de sucesso. "Com isso, vamos atender a necessidade do mercado nacional e internacional”, finaliza.

Sobre o IFC Amazônia

O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil, com co-realização da Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação). Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Peixe BR; Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará); e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Brilho da Mata Unama HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR