Congresso internacional do setor pesqueiro na região amazônica e feira de negócios e tecnologia terá espaço para a gastronomia, com o Corredor do Sabor e aulas-show de renomados chefes locais
O público inscrito no IFC Amazônia, que será realizado no Hangar - Centro de Convenções, entre os dias 3 e 5 de dezembro, poderá conhecer na prática o potencial dos peixes e insumos amazônicos na gastronomia. No Corredor do Sabor, espaço destinado à valorização dos produtos locais, serão realizadas aulas com chefs locais na cozinha show, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
A programação é gratuita e aberta ao público inscrito no IFC Amazônia - o credenciamento deve ser realizado no site www.ifcamazonia.com.br. As inscrições para as aulas-show serão feitas no local, com vagas limitadas.
Em 2015 Belém foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o selo de Cidade Criativa da Gastronomia. Como boa parte da culinária paraense tem como base o pescado, o IFC Amazônia promoverá a Cozinha Show com seis renomados chefs locais, que vão apresentar receitas regionais à base de peixes nativos, como o pirarucu. Quem comandará o fogão serão os chefs Edvaldo Caribé Costa Filho; Antônio Comaru; Lucilene Gonçalves Torres; Wagner Vieira; Nazareno Alves e Fábio Sicília.
Para Lelio Costa, presidente da Codem, o evento é uma grande oportunidade de mostrar como a gastronomia local também faz parte dessa cadeia produtiva. “É uma honra e nos enche de gratidão e acolhimento, na condição de Cidade Unesco da Gastronomia Criativa, receber o IFC Amazônia. Este grande evento vai debater e compartilhar experiências sobre um território estratégico para o planeta: a Amazônia, onde está localizada a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo. Um bioma complexo, mas que precisa buscar caminhos e alternativas econômicas e sociais sustentáveis, com geração de renda e emprego para quem habita e defende a região”, ressalta Lélio Costa.
“O peixe é a grande estrela do evento e uma boa forma de conhecê-lo é por meio da gastronomia”, aponta a empresária Eliana Panty, diretora executiva do IFC Amazônia. “Os chefes selecionados são “embaixadores” do Corredor do Sabor e vão apresentar ao público de vários estados e países pratos criativos com peixes nativos e outros ingredientes locais, valorizando a biodiversidade da região”, finaliza.
Programe-se
03/12- DOMINGO
>>> 15h às 16h- Wagner Vieira
Prato: Pirarucu Defumado com Legumes confitados, banana da terra moqueada e pesto de flor de Jambu
É co-fundador do Toró Gastronomia Sustentável. Atua na cozinha há 10 anos, comprometido na investigação de ingredientes regionais de produção local e em práticas ecológicas e fazeres e saberes étnicos amazônicos como alternativas sustentáveis para uma gastronomia mais consciente, criativa e saborosa.
>>> 16h30 às 17h30min - Edvaldo Caribé
Prato: Taco de Farinha d’Agua, com creme azedo de cupuaçu e picles de pimenta do cheiro com Jambu.
É chef e pesquisador de cultura alimentar, com enfoque na cozinha ameríndia e amazônica. É juiz de competição certificado pela Associação Americana de Barbecue. Seu livro, "O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker”, foi o primeiro levantamento histórico sobre a cultura do churrasco no Brasil.
04/12 - SEGUNDA FEIRA
>>> 15h às 16h- Lucilene Gonçalves Torres
Prato: Peixe Marajoara com farofa de Pirarucu
É uma das mais conhecidas “boieiras” do Ver-o-Peso, sendo reconhecida pela qualidade dos pratos regionais e pela sua “cozinha de raiz”. Já venceu premiações de gastronomia de nível local, regional e nacional. Com o sucesso do box no Ver-o-Peso, também abriu seu próprio restaurante de culinária regional.
>>> 16h30 às 17h30min - Nazareno Alves
Prato: Filhote empanado a farinha bragantina com açaí branco
Empresário e chef de cozinha, tem como base de suas criações o açaí. A trajetória na gastronomia teve forte influência dos pratos tradicionais de feiras, como o Ver-o-Peso e das vivências familiares. É um dos representantes da "cozinha de raiz" da Amazônia, incluindo ingredientes típicos da região nas receitas que fazem sucesso nas unidades do Point do Açaí, sua rede de restaurantes da capital.
05/12 - TERÇA-FEIRA
>>> 15h às16h - Fábio Sicília
Prato: Peixe ao molho de Cacau
É um dos nomes mais conhecidos e premiados da culinária da Amazônia. Membro da Academia Brasileira de Gastronomia, já participou de vários festivais internacionais. Com formação em renomadas instituições de gastronomia da Itália, é também empreendedor, professor, sommelier e chocolatier.
>>> 16h30 às 17h30min - Antônio Comaru
Prato: filé de Acará Açu laqueado com melaço de cana e limão catena, acompanhado de cuscuz Amazônico.
É estudioso e especialista no uso de pescado amazônico para pratos com outros elementos da região com toque sofisticado. Também produz receitas autorais a partir da cultura e dos ingredientes da Amazônia, além de ser professor do curso superior de tecnologia em gastronomia da Universidade da Amazônia e fundador do Projeto OCA Culinária.
Sobre o IFC Amazônia
O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil, tendo a Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) com co-realizadora. O evento tem o patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco da Amazônia S.A, Banpará (Bando do Estado do Pará) e Norte Energia (Usina Hidrelétrica Belo Monte). Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).