Corredor o Sabor: produtos com indicação geográfica ganham destaque no IFC Amazônia

Compartilhar

Congresso internacional do setor pesqueiro na bacia amazônica e feira de negócios e tecnologia terá também espaço para a divulgação de produtos locais reconhecidos e demandas de registros junto ao INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O público inscrito no IFC Amazônia, que será realizado no Hangar - Centro de Convenções, entre os dias 3 e 5 de dezembro, poderá conhecer de perto os produtos paraenses que têm Indicações Geográficas (IG) e produtos potenciais que estão demandando o reconhecimento.

O registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de sua noriedade ou pela influência devida aos recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire).

O espaço do Corredor do Sabor vai apresentar ao visitante as 4 IGs do Pará, já reconhecidas e registradas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), são elas: Tomé-Açu para o produto cacau; Terra Indígena Andirá Maráu para o produto waraná e bastão de waraná (guaraná); Marajó para o produto queijo; e Bragança para o produto farinha de mandioca. O corredor também será uma vitrine para produtores com potencial para futuras indicações, como o chocolate, da ilha do Combu; o mel, do nordeste paraense e o açaí do Pará.

A realização do Corredor do Sabor é uma parceria com a SEDAP- Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. Para Márcia Tagore, engenheira agrônoma, responsável pelas Indicações Geográficas na secretaria e coordenadora do Fórum de Indicação Geográfica do Estado do Pará, os registros e as marcas coletivas são muito importantes para o estado. “Nós temos uma sócio biodiversidade muito rica e, por conta disso, temos um potencial muito grande de produtos ligados aos territórios. Estamos, buscando, com foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável, a, fortalecer os produtores, dando visibilidade e reconhecimento ao diferencial de cada território, protegendo e valorizando a Amazônia", defende.

A programação de visitação ao Corredor do Sabor é gratuita e aberta ao público inscrito no IFC Amazônia- o credenciamento deve ser realizado no site www.ifcamazonia.com.br.

Sobre o IFC Amazônia

O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil, tendo a Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) com co-realizadora. O evento tem o patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco da Amazônia S.A, Banpará (Bando do Estado do Pará)e Norte Energia (UsinaHidrelétrica Belo Monte). Tem lo apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

IFC Amazônia

Correalização

FUNDEP

Patrocínios

Patrocinadores

Parceiros IFC Amazônia

Parceiros IFC Amazônia