Segunda edição do IFC Amazônia será lançada no dia 09 de outubro

Compartilhar

Após o sucesso de 2023, com público recorde acima de 4 mil participantes, a II edição do IFC Amazônia terá lançamento oficial nesta quarta-feira (9), com um café da manhã para convidados e imprensa local. O evento será na sede da Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará), a partir das 8h30 (Restaurante do Campo, na Travessa Doutor Moraes, 21).

Durante o café da manhã, serão apresentados alguns detalhes da programação do evento, que vai ocorrer entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024, em Belém, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Hangar.

Também estarão presentes no evento o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovanni Corrêa Queiroz e o presidente da Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará), Carlos Xavier.

O evento - Com caráter internacional, essa edição amplia as discussões sobre soluções e tecnologias para o desenvolvimento sustentável na região, conectando palestras, workshops, feira de tecnologias e negócios e eventos paralelos.

O IFC Amazônia é um desdobramento regional do IFC Brasil, maior evento do setor de pesca do país, realizado em Foz do Iguaçu, onde também ocorre a Expo Fish. Para a segunda edição, o IFC Amazônia tem uma extensa programação com 40 horas de palestras, workshops e debates. A expectativa é superar o público de 2023 e chegar a mais de 5 mil participantes e visitantes.

O congresso internacional traz especialistas da área de pesquisa, do setor produtivo e de instituições públicas e financeiras para apoiar o desenvolvimento da pesca e aquicultura na Amazônia, visando expandir a produção de pescado com sustentabilidade.

Um dos organizadores, o presidente do IFC Amazônia e ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin, destaca a união de saberes e conhecimento do setor que estarão reunidos num só evento. “Um dos pontos altos do evento será reunir, entre expositores, especialistas e público, toda a diversidade da cadeia do setor produtivo da pesca. O IFC Amazônia é um evento focado no setor produtivo com um congresso muito robusto, bem alinhado às necessidades do setor e do mercado e com uma feira de tecnologias e negócios. Na primeira edição, tivemos empresas de outras regiões que conheceram e estão muito interessadas em investir aqui, ainda mais sabendo que no Pará temos uma lei, assinada pelo Governador Helder Barbalho, que regulamentou a lei da aquicultura, o que dá segurança jurídica ao investidor”, avalia.

Enquanto isso, Panty salienta que a intenção é movimentar ainda mais a cadeia do pescado na região amazônica. “Tivemos uma procura muito grande pelo pacote de conhecimento e tecnologia que trazemos com o evento. Outra coisa que a gente vê é um horizonte muito promissor economicamente e socialmente também, que é a oportunidade da produção. Aqui tem terra, água e grãos para o peixe de produção. A proteína vinda da água é a mais sustentável, a mais viável economicamente e está pulverizada em todo o território”, afirmou.

Ela reforça as oportunidades da região para o desenvolvimento da cadeia produtiva. “Temos na Amazônia o litoral, mas também os grandes leitos de rios, os reservatórios das usinas hidrelétricas e ainda temos os tanques superficiais, onde numa pequena propriedade é possível tirar toneladas de proteína que não seriam possíveis com outras espécies animais”, completou Panty.

Realização e apoio - O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil, tendo a Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) como co-realizadora. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Brilho da Mata Unama HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR