Tocantins apresenta iniciativas sustentáveis no IFC Amazônia

Compartilhar

Berço da segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, o estado do Tocantins é presença confirmada no II IFC Amazônia, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

O credenciamento no evento é gratuito e pode ser realizado pelo site www.ifcamazonia.com.br.

A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins estará presente no evento com uma equipe técnica, que acompanhará a programação ao longo dos três dias e participará da Feira de Negócios, onde apresentar seu portfólio de ações, produtos e programas voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura no estado.

“O objetivo da SEPEA no IFC Amazônia é divulgar as ações e programas desenvolvidos na área da pesca e aquicultura, promover a atração de investimentos para o setor aquícola e pesqueiro e realizar networking com outras instituições públicas e privadas do segmento”, afirma Thiago Fontolan Tardivo, Diretor de Desenvolvimento de Aquicultura da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins.

Entre os destaques está a “Trilha da Pesca e Aquicultura”, programa instituído pelo Governo do Estado por meio da Lei 4.508, de 25 de setembro de 2024, que incentiva práticas de pesca sustentável e oferece apoio aos produtores de pescado responsáveis.

Em 2024, o Tocantins produziu cerca de 18 mil toneladas de pescado, ocupando a 17ª posição no ranking nacional de produção, conforme o Anuário de 2025 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBr). O tambaqui desempenha papel central na produção aquícola do estado, representando quase metade (48%) do volume produzido, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O IFC Amazônia é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata Luxamazon HB Design Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR