Berço da segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, o estado do Tocantins é presença confirmada no II IFC Amazônia, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).
O credenciamento no evento é gratuito e pode ser realizado pelo site www.ifcamazonia.com.br.
A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins estará presente no evento com uma equipe técnica, que acompanhará a programação ao longo dos três dias e participará da Feira de Negócios, onde apresentar seu portfólio de ações, produtos e programas voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura no estado.
“O objetivo da SEPEA no IFC Amazônia é divulgar as ações e programas desenvolvidos na área da pesca e aquicultura, promover a atração de investimentos para o setor aquícola e pesqueiro e realizar networking com outras instituições públicas e privadas do segmento”, afirma Thiago Fontolan Tardivo, Diretor de Desenvolvimento de Aquicultura da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins.
Entre os destaques está a “Trilha da Pesca e Aquicultura”, programa instituído pelo Governo do Estado por meio da Lei 4.508, de 25 de setembro de 2024, que incentiva práticas de pesca sustentável e oferece apoio aos produtores de pescado responsáveis.
Em 2024, o Tocantins produziu cerca de 18 mil toneladas de pescado, ocupando a 17ª posição no ranking nacional de produção, conforme o Anuário de 2025 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBr). O tambaqui desempenha papel central na produção aquícola do estado, representando quase metade (48%) do volume produzido, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Realização, patrocínio e apoio
A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
O IFC Amazônia é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).