Kaitai amazônico: Pirarucu ganha protagonismo na abertura do IFC Amazônia

Compartilhar

Peixe símbolo da rica biodiversidade amazônica, o pirarucu será a estrela da noite de abertura do IFC Amazônia, no dia 23 de abril, com uma experiência única na Cozinha Show. O evento contará com um ritual de apresentação, corte e degustação inspirado na tradicional cerimônia japonesa Kaitai, em uma parceria com o Grupo Reicon, responsável pelo projeto Pirarucu da Mexiana.

No ‘Kaitai Amazônico’, o pirarucu será apresentado de maneira detalhada, destacando seus cortes e formas de preparo, para valorizar e respeitar a matéria-prima. A palavra Kaitai, em japonês, significa “desmontar” — e, na cerimônia, o peixe inteiro é cuidadosamente desmembrado, peça por peça, para revelar cortes premium, com texturas e sabores únicos. Participam um engenheiro de pesca e uma profissional de filetagem do projeto Pirarucu da Mexiana, além do especialista em qualidade de pescado, César Calzavara. Será oferecido aos convidados uma degustação com o Pirarucu da Mexiana e outros elementos típicos da gastronomia paraense, preparados pelo proprietário do restaurante Ver-o-Açaí, Maurício Façanha, e equipe.

“O Pirarucu da Mexiana não é apenas um peixe, mas um produto premium, que reflete o compromisso com o manejo sustentável e um processo de produção rigoroso, respeitando a natureza e assegurando qualidade superior”, afirma Uliana Maia, Gestora do Projeto Pirarucu, do Grupo Reicon.

Esta será a terceira edição de cerimônia Kaitai nos eventos do IFC Brasil. A primeira ocorreu na Expomar 2024, em Itajaí (SC), e a segunda foi realizada no IFC Brasil, em Foz do Iguaçu (PR).

Impactos Socioambientais

Localizado na Ilha de Mexiana, no arquipélago do Marajó, o projeto Pirarucu da Mexiana adota práticas de manejo sustentável, sem qualquer retirada de peixes da natureza. O ciclo começa nos matrizários escavados no solo, onde os casais reprodutores se reproduzem naturalmente. Os alevinos são coletados e levados para o ambiente de laboratório, onde recebem treinamento alimentar com alimentação balanceada e são acompanhados por técnicos especializados. Após atingirem o tamanho ideal, os peixes passam para os tanques de recria/berçários e, posteriormente, para os tanques de engorda, onde permanecem por cerca de 12 a 15 meses, até atingirem o peso médio de 12 kg, prontos para o abate.

Todo o processo é acompanhado por práticas mensais de biometria, controle de qualidade da água e nutrição, garantindo um crescimento saudável, com impacto mínimo ao ecossistema e respeito total aos limites da natureza local.

Mais do que um produto, o Pirarucu da Mexiana representa um modelo de desenvolvimento consciente, que une tradição amazônica, inovação tecnológica, geração de renda e preservação ambiental. Ao investir em práticas sustentáveis e em um ecossistema produtivo equilibrado, o projeto reafirma o compromisso do Grupo Reicon com o futuro da Amazônia e com a oferta de alimentos saudáveis, rastreáveis e produzidos com responsabilidade.

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O IFC Amazônia é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR