IFC AMAZÔNIA : Pará vai sediar evento internacional de pesca e aquicultura

Compartilhar

O International Fish Congress & Fish Expo AMAZÔNIA vai reunir os estados e países da bacia amazônica para tratar de sustentabilidade no mês de novembro de 2023. Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site https://ifcamazonia.com.br/inscricao

A primeira edição no Pará do International Fish Congress & Fish Expo AMAZÔNIA será realizada nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2023, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. O anúncio foi feito por representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da organização do IFC Brasil, durante a celebração da parceria para a realização da programação que vai envolver congresso internacional e feira de negócios. Com o apoio do governo do Estado do Pará e das principais entidades do setor, o evento terá a participação de representantes da cadeia do pescado e especialistas nacionais e internacionais. A comissão organizadora, composta por representantes do Governo do Pará, por meio da Sedap, e do IFC Brasil, prevê que o IFC AMAZÔNIA será o maior evento do setor sobre peixes amazônicos e sustentabilidade.

A reunião que marcou o início do projeto em Belém, contou com a participação do titular da Secretaria, Giovanni Queiroz, acompanhado de representantes da Diretoria de Pesca e da Coordenadoria de Aquicultura. Também participaram do encontro o presidente do IFC Brasil e da Expomar, Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca; a CEO da Fish Expo, Eliana Panty e Felipe Matias – Consultor da FAO e Ex. Secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura que atua nas áreas de Gestão Estratégica, Sustentabilidade e Inovações Tecnológicas voltadas para a aquicultura.

A CEO da Fish Expo Amazônia – Eliana Panty, destacou: “A proteína chave para alimentar o mundo é sustentável e virá da água. A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) de que a população mundial chegará a 10 bilhões de pessoas até 2050, com 70% delas vivendo nas cidades, aparece no horizonte da aquicultura brasileira como uma responsabilidade e também uma grande oportunidade”. Isso, conforme Panty, impõe a necessidade de aumentar a oferta de alimentos preservando os recursos naturais entre eles a água para futuras gerações. “Por isso realizaremos o primeiro IFC Amazônia para discutir como o Brasil e a Região Amazônica pode contribuir nesse cenário de produção sustentável de proteína”.

O Pará, ressaltou o titular da Sedap Giovanni Queiroz, é um dos grandes expoentes do setor pesqueiro e aquícola, e tem tudo para atrair no evento expositores da América Latina e de multinacionais, como já ocorre em programações realizadas no Sul do Brasil. “O ex-ministro Gregolin tem uma experiência extraordinária em eventos internacionais e já promove, há algum tempo, eventos semelhantes no Paraná e em Santa Catarina. Ele propôs para a Amazônia um encontro para discutirmos e trazer convidados para conversar e conhecer melhor o potencial extraordinário que nós temos no Pará”, disse Giovanni Queiroz.

Queiroz ressaltou ainda que o território paraense tem o maior volume de água doce do mundo, além de importante litoral marítimo. Um evento da magnitude do IFC, afirmou Giovanni Queiroz, trará empresas, cientistas e pesquisadores do mundo inteiro para discutir com o segmento local assuntos de interesse do Pará. “Até para atrair empreendedores que possam vir e nos ajudar a produzir o pescado no sistema da aquicultura”, enfatizou o secretário.

De acordo com Altemir Gregolin, o evento proposto para três dias abrangerá um congresso internacional envolvendo todos os países da região amazônica, e uma feira de tecnologias em negócios. “Nós queremos pensar grande e em longo prazo, desenvolver efetivamente essa alternativa de produção de alimento, de matéria prima de uma proteína saudável, preservando a floresta e dando sustentabilidade pra essa região”, adiantou.

Gregolin ressaltou que o IFC Brasil será um grande evento internacional na área de pescado, que terá o desenvolvimento da cadeia produtiva de pesca e aquicultura na Amazônia como ponto central. “A ideia é desenvolver essa atividade na Amazônia, que tem a maior reserva de água doce do mundo”, reiterou Altemir Gregolin.

Pela Sedap também estiveram presentes o diretor de Pesca, Orlado Lobato; o coordenador de Pesca, Salomão Guimarães, e o coordenador de Aquicultura, Alan Pragana.

Assessoria de Imprensa IFC Brasil

Contato: marketing@ifcbrasil.com.br

Informações comerciais com Eliana Panty: 55 (48) 99980 4920

Sobre o IFC Amazônia

O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil. Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará); SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá); FEPA (Federação dos Pescados do Pará.

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Brilho da Mata Unama HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR