A 2ª edição do IFC Amazônia se despede em grande estilo no dia 25 de abril (sexta-feira), às 18h, com uma verdadeira experiência sensorial: a aula-show de coquetelaria comandada pelo renomado bartender Yvens Penna, em parceria com a AMZ Tropical.
A programação na Cozinha Show é exclusiva para os inscritos no evento. >>> Inscreva-se
Yvens – fundador do Muamba Bar e idealizador do projeto Amazônia Sour – vai apresentar drinques autorais e releituras de clássicos com ingredientes regionais, tendo como protagonista o inconfundível gin de jambu, carro-chefe da AMZ Tropical. O dry gin combina notas de zimbro e coentro com a singularidade da flor de jambu, conhecida por sua sensação de formigamento na boca, além de outros botânicos.
A aula- show promete surpreender os sentidos com a riqueza e diversidade dos insumos da Amazônia- ao final, o público poderá degustar as bebidas preparadas.
Do Pará para o mundo
A indústria paraense busca valorizar os sabores regionais e promover a sustentabilidade na região, levando os sabores da Amazônia para o restante do Brasil e do mundo. Em janeiro do ano passado, o gin de jambu da AMZ Tropical conquistou a medalha de prata no World Gin Awards 2024, realizado na Inglaterra, na categoria "signature botanical".
“Acreditamos que a Amazônia pode – e deve – ser protagonista também no universo da coquetelaria. Cada garrafa que produzimos carrega não só ingredientes únicos, mas também histórias, saberes e sabores da nossa terra. Estar no IFC Amazônia é mais do que uma vitrine: é uma forma de mostrar que inovação e sustentabilidade andam juntas quando olhamos para o que é nosso com orgulho e criatividade", destaca Leandro Daher, CEO da AMZ Tropical.
A marca também investe no desenvolvimento regional sustentável: o jambu utilizado na produção é cultivado por agricultores familiares em Castanhal (PA), promovendo a economia local com responsabilidade.
Além do gin de jambu, a AMZ Tropical está expandindo seu portfólio com novos produtos que ressaltam a diversidade botânica da Amazônia. Recentemente, lançou um gin tradicional neutro, utilizando castanha do Pará para suavizar a bebida.
Realização, patrocínio e apoio
A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.
O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).