Embrapa traz comitiva de pesquisadores e lança plataforma de inovação no IFC Amazônia

Compartilhar

A Embrapa marcará presença na 2ª edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Amazônia), realizada de 23 e 25 de abril, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém/PA.

A empresa contará com uma comitiva formada por pesquisadores de quatro Unidades, que vão mostrar resultados em diferentes áreas, e fará o lançamento de uma plataforma digital voltada para agentes da extensão rural, voltada para o fortalecimento da piscicultura familiar.

As pesquisadoras Fernanda O’Sullivan e Flávia Tavares, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), vão abordar a produção de peixes nativos em tanques-rede, relacionando-a ao uso de populações monossexo de fêmeas.

“A população monossexo implica em vantagens econômicas em aquicultura porque, na maioria das espécies, existe uma diferença técnica entre machos e fêmeas. Assim, o cultivo do gênero superior traz rendimentos acelerados e uma das maneiras de se obter populações monossexo em peixes é pela reversão sexual dos alevinos”, pontua Fernanda.

No caso do tambaqui, que vem sendo estudado na Embrapa, as fêmeas apresentam peso superior e, portanto, mais produtividade que os machos. O trabalho de Flávia que será mostrado no evento comprova os ganhos em produtividade no sistema de tanques-rede.

Em parceria com a Associação Bom Peixe, as pesquisas têm apresentado avanços zootécnicos, mas faltam avaliações de ordem econômica. Aos poucos, a produção de tambaqui em tanques-rede vem mostrando viabilidade.

Programação intensa

No dia 23 de abril, o pesquisador Manoel Pedroza, da Embrapa Pesca e Aquicultura, participa de painel às 10h sobre perspectivas de mercado, com foco em desafios, estratégias e criação de uma marca para o pescado amazônico. No mesmo dia, às 20h, acontecerá o lançamento do Hub Peixes, que sistematiza e disponibiliza, gratuitamente, tecnologias e conhecimentos referentes à cadeia produtiva de valor da aquicultura, focando no fortalecimento da piscicultura familiar.

“A plataforma é voltada para extensionistas rurais, para facilitar a transferência de tecnologia, mas a linguagem é utilizada para atingir públicos mais amplos, como produtores ou pessoas que não sejam da área em busca de conhecimento sobre o assunto”, afirma a pesquisadora Hellen Kato, da Embrapa Pesca e Aquicultura.

No dia 24 de abril, os pesquisadores Anderson Alves e Janaína Kimpara, da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP), falarão sobre a importância de indicadores de sustentabilidade e de rastreabilidade na aquicultura, às 9h20. Às 13h30, a pesquisadora Fabíola Fogaça, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), vai abordar a sanidade na produção de tambaqui e a prevalência de Salmonella no cultivo de peixes redondos.

No último dia de evento, 25 de abril, o pesquisador da Embrapa, Lucas Torati, falará sobre os avanços na reprodução do pirarucu, com destaque para as possibilidades de ganhar escala de produção e, assim, reduzir os preços dos alevinos da espécie, às 8h30.

A produção de peixes nativos em tanques-rede será debatido às 9h10, seguido pela apresentação da Plataforma aquaPLUS®, às 10h30, pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Alexandre Caetano. A plataforma traz soluções em melhoramento genético para diferentes espécies da aquicultura, incluindo os peixes pirarucu, tambaqui, tilápia e truta arco-íris.

Conbep

A 23ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep) vai ocorrer simultaneamente ao IFC Amazônia.

No dia 24, às 14h, o pesquisador Adriano Prysthon, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL) e com atuação na Embrapa Pesca e Aquicultura, estará no painel "Desafios e estratégias de atuação no âmbito da extensão pesqueira e aquícola na Amazônia".

Valdemir Queiroz de Oliveira, da Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), participará de painel de discussão sobre os caminhos para expansão da produção de pirarucu em cativeiro, no dia 25 de abril, às 15h, no Auditório Tambaqui.

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.

O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Brilho da Mata Unama HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen Costa Amazônia AFW Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR