IFC Bio Fashion: oficina com Rainha do Couro de Peixe, customização, talk de moda e desfile

Compartilhar

Moda e sustentabilidade andam juntas no IFC Amazônia, de 23 a 25 de abril, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). Oficina com a “Rainha do Couro de Peixe”, customização, talk de moda e desfile integram a programação do evento. A entrada no IFC Amazônia é gratuita mediante inscrição no site www.ifcamazoinia.com.br

Para participar das oficinas, pede-se um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa em bom estado que será doada a entidades parceiras.

O couro de peixe é a estrela de três ações nos dias 24 e 25 de abril. A oficina “Como preparar e agregar valor ao couro de peixe” abre a programação no dia 24, das 9h às 12h. No dia 25, (horário a ser confirmado), será realizada a oficina de customização com couro de peixe, seguida por uma conversa (talk) sobre moda e sustentabilidade, às 15h, com a presença de personalidades da moda amazônica.

Marcas autorais entram na passarela do IFC Amazônia nos dois dias, às 18h, destacando a riqueza cultural da moda paraense, com a presença de estilistas, designers de joias e calçados com foco na sustentabilidade.

Oficina de Agregação de Valor ao Couro de Peixe

A oficina “Como preparar e agregar valor ao couro de peixe” vai abordar o aproveitamento do couro na indústria de roupas, calçados e acessórios, além da valorização do material. Participam:

- Amanda Hoch, conhecida como “Rainha do Couro de Peixe”;

- Alcimara Braga, estilista, figurinista e professora universitária multidisciplinar de Design;

- Renata Batista, pesquisadora de moda, doutora em Direito Econômico, mestre em Direito Empresarial e pós-graduada em Processo Civil e Fashion Law.

Renata, que também é presidente da Comissão de Direito da Moda OAB/PA, falará sobre direito e moda autoral.

As especialistas vão ensinar técnicas de preparo das peles e o valor de mercado para uma indústria disposta a pagar por um produto diferenciado e sustentável. O curso será uma oportunidade para ribeirinhos e pescadores agregarem valor à produção e aumentarem sua renda, além da comercialização da carne. Também será destacada a diferença entre o couro de tilápia e o de pirarucu.

Amanda Hoch, zootecnista, alquimista, pesquisadora e CEO da Tilapia Leather, representa a quarta geração de curtidores e conduz um trabalho autoral com couro de pirarucu de cativeiro e manejo sustentável. À frente da marca, transforma peles amazônicas em moda consciente, conectando tradição, inovação e bioeconomia.

“Na oficina, vamos ensinar como retirar e armazenar a pele de peixe e quanto o mercado paga por cada couro. O couro de peixes como o pirarucu e outras espécies oferece exclusividade, sustentabilidade e design autêntico, direto da Amazônia para o mundo”, afirma Amanda.

A Tilapia Leather estará presente na Feira de Negócios com peças exclusivas. Destaque para o couro de pirarucu na versão Maxi Color, que tem um brilho sofisticado e tons que mudam conforme a luz. “É o queridinho das marcas de luxo e está fazendo o maior sucesso!”, ressalta.

A oficina será realizada no dia 24 de abril, das 9h às 12h, na Arena Fish Expo Amazônia.

Oficina de Customização

No dia 25, (horário a ser confirmado), será realizada a oficina de customização com couro de peixe, conduzida por Alcimara Braga, criadora do Movimento Moda Paraense, mentora do evento anual "Fashion Show Moda da Terra" e idealizadora da Semana de Moda Amazônica, que visa destacar a moda sustentável no estado e dar visibilidade a artistas de moda autoral.

As participantes poderão levar peças de roupa para serem customizadas ao vivo com detalhes em couro de peixe.

Alcimara é reconhecida como uma grande ativista da moda amazônica, engajada em educação, projetos sustentáveis e causas sociais. Foi premiada em leis de incentivo à cultura com os projetos Fibra da Terra (Preamar da Cultura e Arte), Oficina de Costura (Lei Aldir Blanc/Sesc) e Fashion Show Moda da Terra (Lei Paulo Gustavo).

Talk sobre Moda e Sustentabilidade

Seis nomes do setor debatem moda e sustentabilidade no dia 25, às 15h. Participam da roda de conversa:

- Ludmilla Heringer (certificações e bioinsumos na moda);

- Amanda Hoch (beneficiamento do couro de peixe);

- Alcimara Braga (moda e sustentabilidade);

- Celeste Heitman (mercado para bolsas de couro de peixe);

- Felícia Maia (Coodenadora da Amazônia Fashion Week);

- Tania Tätsch (jornalista de moda).

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.

O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Brilho da Mata Unama HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR