Moda e sustentabilidade andam juntas no IFC Amazônia, de 23 a 25 de abril, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). Oficina com a “Rainha do Couro de Peixe”, customização, talk de moda e desfile integram a programação do evento. A entrada no IFC Amazônia é gratuita mediante inscrição no site www.ifcamazoinia.com.br
Para participar das oficinas, pede-se um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa em bom estado que será doada a entidades parceiras.
O couro de peixe é a estrela de três ações nos dias 24 e 25 de abril. A oficina “Como preparar e agregar valor ao couro de peixe” abre a programação no dia 24, das 9h às 12h. No dia 25, (horário a ser confirmado), será realizada a oficina de customização com couro de peixe, seguida por uma conversa (talk) sobre moda e sustentabilidade, às 15h, com a presença de personalidades da moda amazônica.
Marcas autorais entram na passarela do IFC Amazônia nos dois dias, às 18h, destacando a riqueza cultural da moda paraense, com a presença de estilistas, designers de joias e calçados com foco na sustentabilidade.
Oficina de Agregação de Valor ao Couro de Peixe
A oficina “Como preparar e agregar valor ao couro de peixe” vai abordar o aproveitamento do couro na indústria de roupas, calçados e acessórios, além da valorização do material. Participam:
- Amanda Hoch, conhecida como “Rainha do Couro de Peixe”;
- Alcimara Braga, estilista, figurinista e professora universitária multidisciplinar de Design;
- Renata Batista, pesquisadora de moda, doutora em Direito Econômico, mestre em Direito Empresarial e pós-graduada em Processo Civil e Fashion Law.
Renata, que também é presidente da Comissão de Direito da Moda OAB/PA, falará sobre direito e moda autoral.
As especialistas vão ensinar técnicas de preparo das peles e o valor de mercado para uma indústria disposta a pagar por um produto diferenciado e sustentável. O curso será uma oportunidade para ribeirinhos e pescadores agregarem valor à produção e aumentarem sua renda, além da comercialização da carne. Também será destacada a diferença entre o couro de tilápia e o de pirarucu.
Amanda Hoch, zootecnista, alquimista, pesquisadora e CEO da Tilapia Leather, representa a quarta geração de curtidores e conduz um trabalho autoral com couro de pirarucu de cativeiro e manejo sustentável. À frente da marca, transforma peles amazônicas em moda consciente, conectando tradição, inovação e bioeconomia.
“Na oficina, vamos ensinar como retirar e armazenar a pele de peixe e quanto o mercado paga por cada couro. O couro de peixes como o pirarucu e outras espécies oferece exclusividade, sustentabilidade e design autêntico, direto da Amazônia para o mundo”, afirma Amanda.
A Tilapia Leather estará presente na Feira de Negócios com peças exclusivas. Destaque para o couro de pirarucu na versão Maxi Color, que tem um brilho sofisticado e tons que mudam conforme a luz. “É o queridinho das marcas de luxo e está fazendo o maior sucesso!”, ressalta.
A oficina será realizada no dia 24 de abril, das 9h às 12h, na Arena Fish Expo Amazônia.
Oficina de Customização
No dia 25, (horário a ser confirmado), será realizada a oficina de customização com couro de peixe, conduzida por Alcimara Braga, criadora do Movimento Moda Paraense, mentora do evento anual "Fashion Show Moda da Terra" e idealizadora da Semana de Moda Amazônica, que visa destacar a moda sustentável no estado e dar visibilidade a artistas de moda autoral.
As participantes poderão levar peças de roupa para serem customizadas ao vivo com detalhes em couro de peixe.
Alcimara é reconhecida como uma grande ativista da moda amazônica, engajada em educação, projetos sustentáveis e causas sociais. Foi premiada em leis de incentivo à cultura com os projetos Fibra da Terra (Preamar da Cultura e Arte), Oficina de Costura (Lei Aldir Blanc/Sesc) e Fashion Show Moda da Terra (Lei Paulo Gustavo).
Talk sobre Moda e Sustentabilidade
Seis nomes do setor debatem moda e sustentabilidade no dia 25, às 15h. Participam da roda de conversa:
- Ludmilla Heringer (certificações e bioinsumos na moda);
- Amanda Hoch (beneficiamento do couro de peixe);
- Alcimara Braga (moda e sustentabilidade);
- Celeste Heitman (mercado para bolsas de couro de peixe);
- Felícia Maia (Coodenadora da Amazônia Fashion Week);
- Tania Tätsch (jornalista de moda).
Realização, patrocínio e apoio
A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.
O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).