Bragança/PA estará em evidência no IFC Amazônia, que será realizado de 23 a 25 de abril, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). Por meio do projeto “Bragança: Inovação e Tradição na Pesca e Aquicultura”, o município reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a valorização de sua identidade.
O município paraense tem conciliado tradição e modernidade no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro e aquícola. Com uma geografia privilegiada e rica em biodiversidade aquática, se tornou referência no Pará por sua pesca artesanal e, mais recentemente, pelas ações estratégicas voltadas à aquicultura sustentável.
Entre as ações que serão apresentadas no congresso está a implantação dos Módulos de Produção em Viveiros Escavados (MPVE), coordenados pela Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca. O projeto visa incentivar a piscicultura local, impulsionar a economia na zona rural e criar novas oportunidades de emprego e renda, sempre com foco na preservação ambiental e na valorização do homem do campo.
“A presença de Bragança é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no município, e ao mesmo tempo, uma grande vitrine para atrair parcerias, investimentos e visibilidade nacional. É também uma chance de mostrar que, além de potência produtiva, Bragança é cultura viva”, pontua João Batista Quadros Farias, Secretário Municipal de Aquicultura e Pesca de Bragança.
Essa cultura também se expressa pelos sabores. No dia 24 de abril, às 18h30, o chef bragantino Paulo Osterne representará o município com uma aula na Cozinha Show, onde apresentará ao público mais uma receita que exalta as origens e sabores de Bragança. Com mais de 20 anos de carreira à frente de um dos restaurantes mais tradicionais da região, Osterne é conhecido por sua dedicação à culinária regional e por destacar ingredientes amazônicos em pratos criativos e autênticos.
O Laboratório de Pesca e Navegação (LAPEN/UFPA) também estará no stand da Prefeitura Municipal de Bragança, expondo três Projetos: Peixe Sustentável, Pesca Fantasma e Currais de Pesca. Este último é uma parceria com a Prefeitura de Bragança e demais Laboratórios/Instituição.

Realização, patrocínio e apoio
A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.
O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).