IFC Amazônia: BNDES participa do desenvolvimento sustentável no setor de pesca e aquicultura

Compartilhar

Belém se prepara para sediar a segunda edição do IFC Amazônia, de 23 a 25 de abril de 2025, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, consolidando-se como o principal evento do setor aquícola e pesqueiro da região Norte. Com o patrocínio de instituições financeiras importantes como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banpará e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o evento ganha ainda mais relevância em um ano estratégico para a Amazônia, que receberá a COP30 em novembro.

No dia 23 de abril, às 14h50, o IFC Amazônia 2025 promove um painel essencial para produtores, empresários e empreendedores do setor aquícola e pesqueiro: "As políticas de crédito para a aquicultura e pesca e como acessar?". O debate reunirá especialistas de instituições-chave para esclarecer as oportunidades de financiamento disponíveis e os caminhos para viabilizar projetos sustentáveis na Amazônia. Participam: - Caio Cavalcanti Ramos (Assessor da Diretoria de Crédito Digital a Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES); Jefferson Piccini (Gerente de Soluções da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil); - Bruno Machado (Economista do Ministério da Pesca e Aquicultura).

O BNDES terá um papel de destaque nesta edição, apresentando aos empresários do setor as linhas de crédito e oportunidades de financiamento disponíveis para projetos alinhados à bioeconomia e à sustentabilidade. Essa participação reforça o compromisso do banco com o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com as discussões que antecedem a COP30.

“O que se discute aqui está em linha com a atuação do BNDES na Amazônia Legal. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, por meio de instrumentos como o Fundo Clima e o Fundo Amazônia, o Banco tem apoiado projetos de exploração econômica sustentável na região, que geram trabalho e renda para a população local, preservando a biodiversidade do bioma”, ressaltou a diretora de Crédito Digital para MPMEs e Gestão do Fundo do Rio Doce, Maria Fernanda Coelho.

Programação destaca inovações e bioeconomia

A programação do IFC Amazônia é vasta e integrada ao 23º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP). Um dos grandes destaques é a aprovação de 591 trabalhos científicos, um recorde na história do CONBEP, que serão exibidos em totens digitais — uma inovação que elimina o uso de banners de lona e reduz a geração de resíduos, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade do evento.

Além da ciência, o IFC Amazônia traz atrações como o IFC Bio Fashion, que promove desfiles com peças feitas de couro de peixe, debates e oficinas sobre moda sustentável, e o 6º Encontro Mulheres das Águas, no dia 24 de abril, que reunirá pescadoras, piscicultoras e ribeirinhas para discutir liderança feminina e empreendedorismo no setor. A gastronomia também terá espaço garantido na Cozinha Show, onde chefs locais mostrarão receitas inovadoras com pescados amazônicos, em uma iniciativa que valoriza a biodiversidade e o patrimônio cultural da região, em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA) e a CODEM, responsável pela chancela de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO.

Com temas como bioeconomia, adaptação climática e inovação em biomateriais, o IFC Amazônia 2025 se posiciona como um catalisador de negócios e conhecimentos essenciais para o futuro sustentável da pesca e aquicultura na Amazônia.

IFC Amazônia 2025

Data: 23 a 25 de abril de 2025

Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Belém/PA

Inscrições gratuitas: www.ifcamazonia.com.br

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.

O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata HB Design Luxamazon Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR