Abertura do II IFC Amazônia recebeu ministro e governador em Belém

Compartilhar

Belém sedia, a partir desta terça-feira (23), a segunda edição do International Fish Congress & Fish Expo Amazônia (IFC Amazônia), consolidando-se como epicentro do debate sobre o futuro da pesca na região amazônica. Com público inscrito de mais de seis mil pessoas, o evento reúne representantes de toda a cadeia produtiva da pesca, povos tradicionais, pesquisadores, gestores públicos e empresas do setor.

A cerimônia de abertura foi marcada pela presença de autoridades federais e estaduais, entre elas o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o governador do Pará, Helder Barbalho, que reforçaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável da pesca na Amazônia.

Para o ministro André de Paula, a realização do congresso em Belém é simbólica e estratégica. “Destacar a importância desse evento, o segundo IFC aqui na Amazônia, o que não deixa dúvidas do sucesso absoluto que essa nova edição representa. Aqui é uma oportunidade muito importante de troca de experiências. Estão reunidos povos tradicionais, espectadores e todos os atores da cadeia produtiva da pesca. É muito importante que isso ocorra em Belém, cidade que vai sediar encontros importantes este ano”, afirmou.

O governador Helder Barbalho também enfatizou o papel central da atividade pesqueira para o estado. “(A atividade pesqueira) representa a geração de emprego, a oferta de alimento de qualidade para as pessoas e uma solução de sustentabilidade a partir de produções sustentáveis. Por essa razão, cada vez mais devemos apostar na atividade pesqueira no estado do Pará”, declarou.

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.

O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata Luxamazon HB Design Amazônia Zen Lilia Lima Costa Amazônia AFW Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR