A segunda edição do IFC Amazônia foi de reconhecimento e celebração no Prêmio IFC Amazônia 2025, realizado com o propósito de destacar ideias inovadoras e práticas de excelência no desenvolvimento da cadeia do pescado na região amazônica. Foram homenagens a projetos que contribuem efetivamente para a segurança alimentar e para um futuro sustentável nos pilares econômico, social e ambiental.
Os indicados foram sugeridos de forma espontânea por formadores de opinião, influenciadores, representantes da academia e do setor produtivo. Em seguida, os cases foram avaliados pelo Conselho do IFC Amazônia, que apontou os vencedores em quatro categorias.
O 2º International Fish Congress & Fish Expo Amazônia - IFC Amazônia, realizado entre 23 e 25 de abril em Belém. O evento reuniu mais de 6.600 participantes e resultou em um conjunto de propostas urgentes para transformar a aquicultura e a pesca em pilares da economia de baixo carbono na Amazônia.
Prêmio Inovação em Aquicultura – Pirarucu da Mexiana (Ilha do Marajó)
O grande vencedor na categoria Inovação em Aquicultura foi o projeto Pirarucu da Mexiana, localizado na Ilha da Mexiana, no município de Chaves (PA). O projeto familiar desenvolve ações socioambientais com foco na preservação de ecossistemas ameaçados e no cultivo sustentável do pirarucu nativo, com manejo realizado em harmonia com a natureza local. A premiação foi entregue por José Carlos Lima da Costa, assessor do Gabinete da Presidência do BNDES.
Prêmio Políticas Públicas – SEMAS (Governo do Pará)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) foi premiada pelas suas ações de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro e ao fortalecimento da sustentabilidade ambiental no estado. A entrega do troféu foi feita por um representante da FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará.
Prêmio Ciência e Tecnologia – Embrapa Aquicultura e Pesca
A Embrapa se destacou com importantes avanços em pesquisa e desenvolvimento na área de melhoramento genético de espécies amazônicas, além de inovações em mapeamento e estatísticas da aquicultura. O prêmio foi entregue por Douglas Antônio de Morais Santiago, gerente geral do Espaço COP 30, representando a Superintendência da Caixa Econômica Federal.
Prêmio Sustentabilidade – BNDES
O BNDES foi homenageado por sua atuação estratégica em sustentabilidade na Amazônia, com destaque para a reativação do Fundo Amazônia, o apoio a comunidades tradicionais, o financiamento à transição energética por meio do Fundo Clima e os investimentos em infraestrutura voltados à COP 30. O prêmio foi entregue por um representante do Sebrae.
Realização, patrocínio e apoio
A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.
O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).