IFC Amazônia terá extensa programação técnico-científica

Compartilhar

Belém do Pará recebe o IFC Amazônia, de 03 a 05 de dezembro de 2023

Em três dias, o IFC Amazônia trata de tendências e desafios para a produção e o consumo de pescado, apresentando cases de sucesso dos países da região Amazônica. Também discute os gargalos e estratégias para ampliar o acesso do pescado amazônico ao mercado nacional e internacional, rastreabilidade e certificação, bioeconomia, entre outros temas técnicos focados na aquicultura e pesca, como sistemas de produção, sanidade, genética, bem-estar, sistema de recirculação, gestão pesqueira e formação profissional.

Entre os conferencistas estão representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e agricultura (FAO), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Apex Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Sinpesca, bancos de fomento, universidades, além de especialistas nacionais e internacionais.

O futuro da produção de pescados na região que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo estará no centro dos debates da 1ª edição do IFC Amazônia, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará. O credenciamento para o evento pioneiro na região, envolvendo os estados e países da Amazônia, é gratuito mediante inscrição no site. As vagas são limitadas.

O IFC Amazônia promove congresso internacional com especialistas e uma feira de tecnologias e negócios focados na produção sustentável de proteínas de peixes amazônicos. Com o apoio do Governo do Estado do Pará, o evento reunirá lideranças dos estados e países que compõem a região amazônica, representantes de todos os elos da cadeia do pescado- desde a produção ao beneficiamento- e nomes renomados do setor. O objetivo é discutir a produção aquícola e pesqueira como alternativa econômica viável e estratégica para a geração de emprego, renda e sustentabilidade da região.

“A produção de proteína vinda da água tem um potencial extraordinário no Brasil, especialmente na região Norte. Estamos atuando firmemente para posicionar o país entre os grandes players globais”, pontua o ex-ministro da pesca e presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin.

O público-alvo do evento são empresários, pescadores, aquicultores, fornecedores de tecnologias para piscicultura e pesca, prestadores de serviços, armadores de pesca, profissionais, estudantes, terceiro setor, gestores públicos e academia. A expectativa é atrair para a feira de negócios empresas de nutrição, aditivos, genética, sanidade, automação na produção, equipamentos para embarcações pesqueiras, máquinas de beneficiamento, fornecedores da indústria de processamento, logística, entre outras.

Olhar voltado para o futuro

O estado do Pará, sede do IFC Amazônia, é um dos grandes expoentes do setor pesqueiro e aquícola do país e tem o maior volume de água doce do mundo, além de importante litoral marítimo. A região é geograficamente estratégica, próxima ao canal do Panamá, que facilita a exportação para a Ásia, e também para a América do Norte.

Conforme aponta a CEO da Fish Expo no IFC Amazônia, Eliana Panty, para garantir que as gerações futuras continuem a se beneficiar dos recursos hídricos e do ecossistema como um todo é fundamental melhorar a gestão da pesca e da aquicultura.

“Precisamos conversar sobre o futuro e como podemos agir. A Amazônia abriga cerca de 50% da biodiversidade mundial e preservá-la não é só estratégico, como vital. É preciso desenvolver atividades que garantam sua sustentabilidade para os 30 milhões de habitantes da região. A demanda por proteínas saudáveis, seguras e de menor impacto ambiental converge diretamente para a aquicultura e a região amazônica tem o potencial de ser uma grande fornecedora de proteína azul (que vem da água) para o mundo. No caso dos peixes amazônicos, o potencial para novos mercados é ainda imensurável, tamanha a biodiversidade da região”, destaca.

Realização e apoio

O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil. A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graguação) é co-realizadora do evento. Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará); SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá); FEPA (Federação dos Pescados do Pará).

A programação completa estará disponível em breve no site: https://ifcamazonia.com.br/

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata Luxamazon HB Design Lilia Lima Amazônia Zen AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR