Belém do Pará recebe o IFC Amazônia, de 03 a 05 de dezembro de 2023
Em três dias, o IFC Amazônia trata de tendências e desafios para a produção e o consumo de pescado, apresentando cases de sucesso dos países da região Amazônica. Também discute os gargalos e estratégias para ampliar o acesso do pescado amazônico ao mercado nacional e internacional, rastreabilidade e certificação, bioeconomia, entre outros temas técnicos focados na aquicultura e pesca, como sistemas de produção, sanidade, genética, bem-estar, sistema de recirculação, gestão pesqueira e formação profissional.
Entre os conferencistas estão representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e agricultura (FAO), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Apex Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Sinpesca, bancos de fomento, universidades, além de especialistas nacionais e internacionais.
O futuro da produção de pescados na região que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo estará no centro dos debates da 1ª edição do IFC Amazônia, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará. O credenciamento para o evento pioneiro na região, envolvendo os estados e países da Amazônia, é gratuito mediante inscrição no site. As vagas são limitadas.
O IFC Amazônia promove congresso internacional com especialistas e uma feira de tecnologias e negócios focados na produção sustentável de proteínas de peixes amazônicos. Com o apoio do Governo do Estado do Pará, o evento reunirá lideranças dos estados e países que compõem a região amazônica, representantes de todos os elos da cadeia do pescado- desde a produção ao beneficiamento- e nomes renomados do setor. O objetivo é discutir a produção aquícola e pesqueira como alternativa econômica viável e estratégica para a geração de emprego, renda e sustentabilidade da região.
“A produção de proteína vinda da água tem um potencial extraordinário no Brasil, especialmente na região Norte. Estamos atuando firmemente para posicionar o país entre os grandes players globais”, pontua o ex-ministro da pesca e presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin.
O público-alvo do evento são empresários, pescadores, aquicultores, fornecedores de tecnologias para piscicultura e pesca, prestadores de serviços, armadores de pesca, profissionais, estudantes, terceiro setor, gestores públicos e academia. A expectativa é atrair para a feira de negócios empresas de nutrição, aditivos, genética, sanidade, automação na produção, equipamentos para embarcações pesqueiras, máquinas de beneficiamento, fornecedores da indústria de processamento, logística, entre outras.
Olhar voltado para o futuro
O estado do Pará, sede do IFC Amazônia, é um dos grandes expoentes do setor pesqueiro e aquícola do país e tem o maior volume de água doce do mundo, além de importante litoral marítimo. A região é geograficamente estratégica, próxima ao canal do Panamá, que facilita a exportação para a Ásia, e também para a América do Norte.
Conforme aponta a CEO da Fish Expo no IFC Amazônia, Eliana Panty, para garantir que as gerações futuras continuem a se beneficiar dos recursos hídricos e do ecossistema como um todo é fundamental melhorar a gestão da pesca e da aquicultura.
“Precisamos conversar sobre o futuro e como podemos agir. A Amazônia abriga cerca de 50% da biodiversidade mundial e preservá-la não é só estratégico, como vital. É preciso desenvolver atividades que garantam sua sustentabilidade para os 30 milhões de habitantes da região. A demanda por proteínas saudáveis, seguras e de menor impacto ambiental converge diretamente para a aquicultura e a região amazônica tem o potencial de ser uma grande fornecedora de proteína azul (que vem da água) para o mundo. No caso dos peixes amazônicos, o potencial para novos mercados é ainda imensurável, tamanha a biodiversidade da região”, destaca.
Realização e apoio
O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil. A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graguação) é co-realizadora do evento. Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará); SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá); FEPA (Federação dos Pescados do Pará).
A programação completa estará disponível em breve no site: https://ifcamazonia.com.br/