IFC Amazônia reúne quatro centros de pesquisa da Embrapa

Compartilhar

Quatro centros de pesquisa da Embrapa integram a I edição do IFC Amazônia, em Belém do Pará, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro. O evento reúne lideranças dos Estados e países que compõem a região amazônica, representantes de todos os elos da cadeia do pescado – da produção ao beneficiamento – e especialistas renomados do setor. São mais de 80 conferencistas nacionais e internacionais.

Na programação de painéis e palestras, o IFC Amazônia apresenta temas conjunturais e de mercado – como rastreabilidade e certificação, bioeconomia, pegada de carbono e Fundo Amazônia – visando acelerar o processo de desenvolvimento da aquicultura e pesca na região amazônica. O evento também debate temas técnicos, com o objetivo de impulsionar a produção e a rentabilidade aquícola nas águas amazônicas.

No dia 03 de dezembro, às 13h30min, o painel "Rastreabilidade e Certificação e as novas exigências dos consumidores" conta com a presença do pesquisador e supervisor da área de negócios da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP), Anderson Luis Alves, e a diretora nacional de Compras de Pescado do Carrefour, Meg Fellipe.

Aquicultura como alternativa econômica

No dia 04 de dezembro, às 8h30min, acontece o Seminário "Desafios e estratégias para o desenvolvimento da aquicultura como alternativa econômica competitiva e sustentável para a Região Amazônica". A chefe-geral Danielle de Bem representa a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) . No mesmo dia, às 10h40min, o tema "Sistemas de produção de peixes redondos na Amazônia: A busca pela eficiência, produtividade e rentabilidade", traz a pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Flávia Tavares, e o pesquisador Roger Crescêncio, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) para explanar o assunto.

Ainda no dia 04 de dezembro, às 11h20min, a chefe de P&D da Embrapa Pesca e Aquicultura, Lícia Lundstedt, apresenta a palestra: "Desafios e oportunidades da nutrição e alimentação de peixes nativos". Às 14h, os pesquisadores Eduardo Varela e Fernanda Almeida (dos centros de pesquisa Pesca e Aquicultura e Amazônia Ocidental) discorrerem sobre "Tecnologias de edição genômica e reprodução em peixes amazônicos - avanços e desafios".

Iniciando os trabalhos do dia 05 de dezembro, às 8h30min, a pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Andrea Muñoz, apresenta o tema "Viabilidade econômica da produção de peixes amazônicos".

As Unidades da Embrapa Pesca e Aquicultura, Amazônia Ocidental, Territorial e Amazônia Oriental também apresentam aos visitantes oito tecnologias no estande da Embrapa: Sistemas de Criação de Tambaquis em Tanques-rede; Teste de sexagem genética para tambaqui (Colossoma macropomum) e pirarucu (Arapaima gigas); Boas práticas de manipulação de entreposto de pescado; Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura – CIAqui; Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura Brasileira (SITE Aquicultura); Protocolos de alimentação para fase de engorda (I - 90 a 350 g e II- 450 a 1500 g) do tambaqui em viveiros escavados e Ver-o-Peixe: inovação para a piscicultura familiar.

Sobre o IFC Amazônia

O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil. A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graguação) é co-realizadora do evento. É patrocinado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco da Amazônia S.A e Norte Energia (Usina Hidrelétrica Belo Monte). Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

IFC Amazônia

Correalização

FUNDEP

Patrocínios

Patrocinadores

Parceiros IFC Amazônia

Parceiros IFC Amazônia