Ceará apresenta avanços e oportunidades no IFC Amazônia com foco em camarão e tilápia

Compartilhar

Maior produtor de camarões de cultivo do Brasil e maior exportador de pescado em nível nacional, o estado do Ceará marca presença no II IFC Amazônia, evento que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Ceará desembarca em Belém com uma delegação composta por gestores e técnicos da pasta.

O credenciamento no evento- feira e congresso- é gratuito e pode ser realizado pelo site: Clique aqui para se inscrever

A comitiva cearense acompanhará a programação técnica e estará presente na Feira de Negócios, que reúne empresas, entidades e instituições ligadas ao setor. O Secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará, Oriel Nunes Filho, participa do painel sobre Políticas Públicas no dia 23 de abril, no qual irá destacar os avanços e desafios do setor pesqueiro e aquícola no Ceará, além de apresentar programas e projetos que vêm contribuído para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da pesca e aquicultura do estado.

“O evento é uma oportunidade importante para fortalecer o setor pesqueiro e aquícola com políticas públicas, promovendo negócios e estabelecendo parcerias estratégicas que facilitem o intercâmbio de experiências locais e nacionais junto aos importantes setores da pesca e aquicultura”, pontua o Secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará, Oriel Nunes Filho.

Atualmente, o Ceará é o maior produtor de camarão de cultivo do Brasil, com 57% de participação na produção nacional, e o pescado ocupou a 3ª posição na pauta das exportações em 2024, posicionando o Estado como líder nacional das exportações desses produtos.

O estado registrou um crescimento expressivo na produção de peixes, que passou de 5.500 toneladas para 12.150 toneladas entre 2020 e 2024, representando um aumento de 46,38% apenas no último ano, conforme o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2024.

Negócios, network e conhecimento

Com uma grande feira de negócios e mais de 40 horas de conteúdo, o IFC Amazônia reunirá lideranças dos estados e países que compõem a região amazônica, players do setor e um público estimado em 5.000 participantes.

A feira de negócios contará com a participação de empresas da cadeia do pescado de todo o país, desde nutrição e genética até equipamentos de beneficiamento e logística. O IFC Amazônia é uma vitrine para as tecnologias e oportunidades de negócios que impulsionam a produção sustentável de pescados na região amazônica.

A programação prevê painéis e palestras sobre tendências de mercado, desafios para transformar a Amazônia em um polo de produção de pescado, bioeconomia, mercado de carbono, políticas públicas, sustentabilidade e rastreabilidade. Também serão discutidos temas técnicos voltados para a aquicultura e pesca, incluindo nutrição, sanidade, genética e manejo.

Clique aqui para ver a a programação

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.

O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata Luxamazon HB Design Amazônia Zen Lilia Lima AFW Costa Amazônia Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR