Amapá marca presença no IFC Amazônia com foco em inovação e negócios

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Amapá (Sepaq) desembarca no IFC Amazônia, de 23 a 25 de abril, com uma comitiva formada por gestores, técnicos, empresários e startups que atuam no setor pesqueiro e aquícola do estado. O objetivo da participação é acompanhar a programação técnica do evento — considerada uma das mais importantes da região Norte — além de estabelecer conexões estratégicas na Feira de Negócios.

A delegação amapaense pretende destacar iniciativas desenvolvidas pela SEPAQ, apresentar projetos inovadores e prospectar parcerias com empresas, investidores e instituições de pesquisa. A presença no IFC Amazônia também será uma oportunidade para dar visibilidade aos avanços do setor no estado e fortalecer a presença do Amapá como polo estratégico da pesca e aquicultura no país.

“O IFC Amazônia representa uma grande oportunidade de mostrar o potencial do Amapá para o Brasil e para o mundo. Vamos apresentar nossas ações, buscar parcerias e abrir portas para novos investimentos, especialmente em inovação e tecnologia voltadas à pesca e à aquicultura sustentável”, destaca o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura do Amapá, Paulo Nogueira.

Pesca e aquicultura: motores da economia do Amapá

A pesca e a aquicultura desempenham papéis fundamentais na economia e no desenvolvimento social do estado do Amapá. Com uma extensa zona costeira de mais de 600 quilômetros, o Amapá é privilegiado por sua localização estratégica, recebendo parte das águas e do pescado do Rio Amazonas, o que favorece a abundância de recursos pesqueiros.

A pesca artesanal gera impactos econômicos, ambientais e sociais no Amapá, garantindo a subsistência de milhares de famílias ribeirinhas e gerando emprego e renda para comunidades que dependem dos recursos naturais. A proximidade com rios e áreas costeiras ricas em biodiversidade também fortalece a economia local, com destaque para o mercado do pescado e o turismo gastronômico.

Já a piscicultura é vista como uma atividade estratégica, com enorme potencial de crescimento no estado. A criação de espécies nativas de alto valor comercial, como o pirarucu, aliada à vasta disponibilidade de água doce e ao clima favorável, torna o Amapá um ambiente ideal para o desenvolvimento sustentável do setor. A piscicultura gera emprego e renda, fortalece o mercado interno e abre possibilidades de exportação, consolidando o estado como um polo aquícola em ascensão na região Norte.

As inscrições para a segunda edição do IFC Amazônia – congresso e feira – são gratuitas. O credenciamento deve ser realizado no site do evento: www.ifcamazonia.com.br.

Negócios, network e conhecimento

Com uma grande feira de negócios e mais de 40 horas de conteúdo, o IFC Amazônia reunirá lideranças dos estados e países que compõem a região amazônica, players do setor e um público estimado em 5.000 participantes.

A feira de negócios contará com a participação de empresas da cadeia do pescado de todo o país, desde nutrição e genética até equipamentos de beneficiamento e logística. O IFC Amazônia é uma vitrine para as tecnologias e oportunidades de negócios que impulsionam a produção sustentável de pescados na região amazônica.

A programação prevê painéis e palestras sobre tendências de mercado, desafios para transformar a Amazônia em um polo de produção de pescado, bioeconomia, mercado de carbono, políticas públicas, sustentabilidade e rastreabilidade. Também serão discutidos temas técnicos voltados para a aquicultura e pesca, incluindo nutrição, sanidade, genética e manejo.

Clique aqui para conferir a programação

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.

O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Correalização

Conbep Fundep

Patrocínio

Sebrae Norte Energia Faepa Fiepa Governo do Pará Banpará Banco da Amazônia BNDES Caixa Ministério da Pesca

Expositor

Amapá Bragança Nutriforte Real Fish Unama Tilápia Leather Codem Tocantins Ceará Imeve Multipesca Deyu Beraqua Moncoc Butiá Lonas Induscava Raguife Trevisan Integral Mix CBPA Braspeixe Aquaplus Governo do Pará Grupo Reicon

Corredor do Sabor

Palha Amazônica Delícias da Amazônia Tapioca do Zezinho Filha do Combu Meu Garoto Amz Tropical Manioca Amazfruta Blaus Gaudes

IFC Bio Fashion - Unama

Unama Brilho da Mata Luxamazon HB Design Amazônia Zen Lilia Lima Costa Amazônia AFW Jalunale Ludimila Heringer Amazônia Kama Madame Floresta

IFC Bio Fashion - Estácio

Reciclarte Moda Paraense Manos e Manas Estácio Fap Guajajartess Alcimara Braga

Apoio Institucional

Faepa Abipesca Peixe BR