Belém sedia eventos científicos sobre pesca e aquicultura com recorde de pesquisas e foco na sustentabilidade amazônica
De 23 a 25 de abril de 2025, o Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, será palco de dois importantes eventos do setor aquícola e pesqueiro: a 2ª edição do IFC Amazônia e o 23º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP). Os eventos ocorrem de forma simultânea em um ano estratégico para a região, que sediará a COP30 em novembro.
Um dos principais destaques desta edição é o recorde de produção científica, com 591 trabalhos técnico-científicos aprovados para apresentação nos formatos banner e oral - o maior número da história do CONBEP. As pesquisas abrangem 16 eixos temáticos, incluindo tecnologia do pescado, ecossistemas aquáticos e economia sustentável. Os melhores trabalhos de cada área receberão menção honrosa e serão apresentados em formato inovador, através de totens digitais com telas de 55 polegadas, substituindo os tradicionais banners de lona e reduzindo a geração de resíduos.
Pela primeira vez, o IFC Amazônia e o CONBEP realizarão uma sessão conjunta de trabalhos científicos, coordenada pelo Prof. Marcos Brabo, da Universidade Federal do Pará e presidente da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR). "Este é um marco para a ciência nacional. Os 591 trabalhos refletem o potencial da Amazônia para liderar soluções globais em economia azul", afirma Brabo.
A programação dos eventos está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e servirá como preparação para a COP30, com debates sobre bioeconomia amazônica, adaptação climática na pesca e inovações com biomateriais como o couro de peixe. "A integração com o IFC Amazônia fortalece nossa missão de conectar pesquisa, negócios e políticas públicas", complementa Eliana Panty, diretora do IFC Amazônia.
“O resultado foi extraordinário, quase 600 trabalhos científicos. Isso mostra a capacidade criativa e investigativa dos nossos pesquisadores e o acerto da realização conjunta desta ação pelo IFC Amazônia e o CONBEP”, finaliza Altemir Gregolin, ex-ministro da pesca e presidente do IFC Brasil.
Os eventos são abertos ao público com inscrições gratuitas através do site www.ifcamazonia.com.br.
Realização, patrocínio e apoio
A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento.
O IFC Amazônia conta com o patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
O evento é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).